24 dezembro, 2012

Batata - Dessecação das ramas

Um dos fatores importantes na produção de batata-semente é a manutenção da qualidade fisiológica e fitossanitãria das plantas até o final do ciclo da cultura. A cultura da batata está sujeita a ataques tardios de doenças, principalmente de viroses. Dessa forma, a destruição da parte aérea das plantas com alguma antecedência à senescência normal é indispensável para a manutenção da sanidade dos tubérculos-sementes.

A dessecação das ramas permite também regular o tamanho das batatas-sementes e uniformizar o secamento ou maturação das plantas, facilitando a colheita mecânica. A época de realizar a dessecação émuito importante, pois é necessário maximizar a produção de batata-semente sem, entretanto, reduzir o valor destas. Recomenda-se dessecar as ramas quando a cultura apresentar uma maior frequência de tubérculos do tipo 11(33 a 45 mm) e III (23 aSS mm).

A aplicação de dessecante depende de cada cultivar, sendo ainda influenciada pelo clima, solo, irrigação, tratos culturais e sanidade da cultura. A maneira menos onerosa de se fazer a dessecaçào é pela destruição mecãníca da folhagem. O corte pode ser manual (alfanje) ou mecãnico (máquinas que cortam as ramas ou roçadeiras). Tem a desvantagem de deixar hastes e plantas daninhas nos sulcos (entre os camalhôés) e, às vezes, danificar tubérculos.

Até o momento, os melhores resultados obtidos para a dessecação tem sido com o uso de produtos químicos, que atuam como herbicidas de contato, destruindo a parte aérea da planta sem causar danos mecânicos aos tubérculos-semente. O uso incorreto desta técnica apresenta inconvenientes quanto à economia e à qualidade do tubérculo produzido. Por isso, devem ser observados a dosagem, época, horário e a técnica mais adequada para a aplicação do produto.

Um dessecante deve ser considerado satisfatório quando promover a rápida e total dessecação de folhas e hastes sem causar nenhum tipo de dano aos tubérculos. Poucos produtos têm mantido registro no Ministério da Agricultura e do Abastecimento para uso na cultura de batata-semente.

Quando a destruição da planta de batata não é completa, ela continua vegetando, podendo aumentar o peso dos tubérculos e hospedar patógenos e pragas. Nas condições em que a biomassa das plantas (batata e plantas daninhas) for muito alta e, principalmente, em período de estiagem ou em plantações com cultivares muito vigorosas, recomenda-se associar os métodos mecânico e químico, com a vantagem de que a destruição mecãnica feita no dia anterior à aplicação do produto químico facilita e aumenta a ação do dessecante.

O herbicida diquat é largamente utilizado como dessecante para batata, não sendo recomendado seu uso em período de estiagem por ser translocado para os tubérculos e causar escurecimento na região vascular, com posterior apodrecimento.

O paraquat é um herbicida muito similar ao diquat em relação ao efeito dessecante. Atua por contato, sendo rapidamente absorvido pelas plantas, apresentando resultados visíveis algumas horas após sua aplicação.

Recomenda-se a aplicação do diquat ou paraquat no período da manhã, para que os produtos possam ser ativados pela luz imediatamente após a aplicação, diminuindo as possibilidades de pequena translocação dos mesmos, com consequente resíduo nos tubérculos.

Fonte: Batata.net