23 dezembro, 2012

Embrapa e Emater-PA buscam elevar produtividade da pimenta-do-reino

Um projeto desenvolvido em parceria entre a Embrapa Amazônia Oriental (Belém/PA) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater/PA) pretende aumentar a qualidade e a produtividade da pimenta-do-reino. O Pará é responsável por aproximadamente 80% da produção nacional, sendo o Brasil um dos maiores produtores da especiaria no mundo.

O projeto reúne dez boas práticas já existentes e recomendadas, que usam tecnologias disponíveis para aumentar a produção, longevidade do cultivo e melhorar a qualidade do produto final.

A intenção do projeto é aumentar a média de produtividade, que hoje é de 2,5 kg por planta. No entanto, segundo pesquisadores da Embrapa, já existem tecnologias que permitem o aumento de produtividade superior a 3,5 kg por planta, além de elevar a longevidade do cultivo.

O projeto conta ainda com a parceira da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Pimenta-do-reino (Abep).

Entre agosto de 2011 e agosto de 2012, as vendas externas brasileiras de pimenta-do-reino ultrapassaram a receita de US$ 200 milhões, com 50 mil toneladas exportadas e uma área plantada de 20 mil hectares.

Fonte: Globo Rural