28 dezembro, 2012

Ibama doa mais de 300 m³ de madeira para o Sistema Penitenciário do PA

Carga é destinada à produção de móveis para penitenciárias do Pará. Madeira doada é resultado de apreensões durante operação em 2010.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/PA), doou mais de 300 metros cúbicos de madeira beneficiada à Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) na tarde da última quarta-feira (19). O material equivale a oito caminhões carregados de madeira.

A madeira doada é proveniente de apreensões realizadas em 2010. A ação, conhecida como operação Delta, foi um trabalho conjunto do Ibama, Polícia Federal, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e Força Nacional.

A carga é formada por tipos nobres como maçaranduba, muiracatiara e jatobá e foi destinada à produção de móveis e mobília para o sistema penitenciário do Pará.

De acordo com o Superintendente da Susipe, André Cunha, a aquisição resulta em economia de matéria-prima e aumento de produção nas unidades.

“A matéria-prima é o item mais caro para a confecção desses móveis e essa doação representa uma economia substancial. Além de ter uma madeira de qualidade para a produção destes itens, podemos contribuir para aumentar a nossa capacidade de produção e gerar mais postos de trabalho para a população carcerária”, explica.

Para a produção dos móveis, a Susipe distribuirá a matéria-prima entre as seguintes unidades prisionais: Presídio Estadual Metropolitano I (PEM I), Centro de Recuperação Penitenciário do Pará II (CRPP II), Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC) e Centro de Recuperação Regional de Paragominas (CRRPA), já que ambas possuem marcenaria.

Fonte: G1