21 julho, 2012

Milho - Doenças - Mancha foliar de Diplodia (Stenocarpella macrospora)

Importância e Distribuição

Esta doença está presente nos estados de Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Bahia e Mato Grosso e na região Sul do país. Apesar de amplamente distribuída, a doença tem ocorrido com severidade entre baixa e média até o momento.

Sintomas

As lesões são alongadas, grandes, semelhantes às de Exserohilum turcicum. Diferem destas por apresentar, em algum local da lesão, pequeno círculo visível contra a luz (ponto de infecção). Podem alcançar até 10cm de comprimento. Em algumas situações, os sintomas são caracterizados pela presença de lesões estreitas e alongados. Apesar da variação sintomatológica, em todos os casos é possível verificar o ponto de infecção pelo patógeno.

Figura: Sintomas da mancha foliar de Diplodia (Diplodia macrospora) em folha de milho. Seta indicando ponto de Infecção.
Figura: Lesão estreita e alongada de Diplodia macrospora. Seta indicando ponto de Infecção.

Epidemiologia

A disseminação ocorre através dos esporos e dos restos de cultura levados pelo vento e por respingos de chuva. Os restos de cultura são fonte de inóculo local e também contribuem para a disseminação da doença para outras áreas de plantio. A ocorrência de temperaturas entre 25 e 30oC e de elevada umidade relativa do ar favorecem o desenvolvimento da doença.

Manejo da doença

O manejo da doença pode ser feito através do uso de cultivares resistentes e da rotação com culturas não hospedeiras.

Fonte: Sistemas de Produção EMBRAPA