21 julho, 2012

Milho - Doenças - Podridão de Diplodia (Stenocarpella maydis e Stenocarpella macrospora)

Etiologia

Essa podridão pode ser causada por duas espécies de fungos do gênero Stenocarpella, Stenocarpella maydis (= Diplodia maydis) e Stenocarpella macrospora (= Diplodia macrospora), os mesmos agentes causais da podridão branca das espigas. A espécie S. macrospora pode, também, causar lesões foliares em milho conforme descrito anteriormente. S. maydis difere de S. macrospora por apresentar conídios duas vezes menores e por não causar lesões foliares.

Sintomas

Plantas infectadas por esses fungos apresentam, externamente, próximo aos entrenós inferiores, lesões marrom claras, quase negras, nas quais é possível observar a presença de pequenos pontinhos negros (picnídios). Internamente, o tecido da medula adquire coloração marrom, pode se desintegrar, permanecendo intactos somente os vasos lenhosos sobre os quais é possível observar a presença de picnídios.

Figura: Sintomas da podridão do colmo do milho causada por Stenocarpela spp. (=Diplodia spp.).

Epidemiologia

As podridões do colmo causadas por Stenocarpella spp. são favorecidas por temperaturas entre 28 e 30oC e alta umidade, principalmente na forma de chuva. Esses patógenos sobrevivem nos restos de cultura na forma de picnídios e nas sementes na forma de picnídios ou de micélio. Apresentam como único hospedeiro o milho, o que torna a rotação de culturas uma medida eficiente para o manejo dessa doença. A disseminação dos conídios pode ocorrer pela ação da chuva ou do vento.

Fonte: Sistemas de Produção EMBRAPA