26 julho, 2012

Monsanto consegue aprovação da soja Intacta na Coreia do Sul

A soja Intacta RR2 PRO, da Monsanto, foi aprovada pela agência reguladora de alimentos da Coreia do Sul, informou nesta quarta-feira (25) a companhia multinacional de biotecnologia e sementes.

Com a aprovação do país asiático, a primeira soja da Monsanto desenvolvida com genes combinados especialmente para o Brasil dá mais um passo para ser liberada para plantio comercial pela companhia.

A Intacta RR2 PRO, segundo a Monsanto, oferece proteção contra as quatro principais lagartas que atacam a cultura da soja (lagarta da soja, falsas medideiras, broca das axilas e lagarta das maçãs) e tolerância ao herbicida glifosato proporcionada pela tecnologia Roundup Ready (RR), oferecendo ganhos de produtividade.

Essa soja transgênica, considerada um produto de segunda geração, já foi aprovada por Estados Unidos e, recentemente, pela União Europeia, principal compradora de farelo de soja do Brasil.

Mas a Monsanto ainda aguarda o aval da China, maior importador global de soja, para liberar o plantio da Intacta, disse um porta-voz nesta quarta-feira.

Caso seja aprovada pela China, a Monsanto poderá lançar a Intacta para o plantio na safra 2012/13, que tem início em meados de setembro, pelo Centro-Oeste.

A multinacional já licenciou várias empresa para produzir sementes da Intacta.

No Brasil, a soja Intacta foi aprovada pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) em 19 de agosto de 2010.

Fonte: AGROLINK (http://www.agrolink.com.br)