30 julho, 2012

Tomate puxa alta do índice de preços de itens agropecuários em SP

Laranja, batata, feijão e carne suína registraram queda.

O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR) registrou alta de 0,82% na terceira quadrissemana de julho, puxado mais uma vez pelo aumento no preço do tomate. O fruto teve alta de 65,46% na variação em relação ao mesmo período de junho - a cotação da caixa com 22 kg passou de R$ 29,76 no mês passado para R$ 49,24 em julho.

Segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA), responsável pelo levantamento, as ocorrências de chuvas que reduziram a oferta nas regiões produtoras nas últimas semanas e a colheita de variedades mais valorizadas continuam provocando a acentuada elevação de preços.

Entre os produtos de origem animal que registraram elevação nos preços, o destaque é para a carne de frango (+ 4,32%).

Os produtos que apresentaram as maiores quedas de preços nesta quadrissemana foram a laranja para mesa (-18,66%), batata (-15,96%), feijão (-14,20%) e carne suína (-6,43%).

A falta de mercado da laranja para indústria, devido à combinação de grande safra com queda no volume exportado, deixou forçou o citricultor a enviar a fruta para o mercado in natura, reduzindo o preço da laranja para mesa.

Fonte: Globo Rural (revistagloborural.globo.com)