O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) mantém aberto o diálogo com os fiscais agropecuários para que a paralisação seja encerrada. No entanto, vem tomando algumas medidas essenciais que garantam a continuidade dos serviços sem prejuízos à população.
Entre as ações, a petição de fixação de percentual mínimo de trabalhadores apresentada à Justiça Federal, com o objetivo de assegurar o trabalho de 50% a 100% dos servidores nas atividades consideradas essenciais; além da possibilidade de os estados, Distrito Federal e municípios fazerem a execução compartilhada das ações de defesa, vigilância, inspeção e fiscalização agropecuária.
Segundo o secretário Executivo do Mapa, José Carlos Vaz, com essas medidas o Governo quer garantir a segurança alimentar, a sanidade e a idoneidade dos produtos ofertados à população ou exportados. “Temos a expectativa de que os fiscais entendam que o melhor caminho é o diálogo. O ministro Mendes Ribeiro Filho desde que assumiu abriu uma pauta de discussão com os servidores, e nós já estamos avançando nessa pauta, inclusive já dissemos que haverá concurso, estamos definindo a quantidade de vagas, questões pontuais”, salientou.
Fonte: Ministério da Agricultura