17 agosto, 2012

Pequenos varejistas da Bahia lançam feijão com marca própria

A ideia foi inspirada nos grandes mercados, que adotam a prática de marca própria como estratégia de fortalecimento.

Pela primeira vez na história da Rede de Fortalecimento do Comércio Familiar de Produtos Básicos (Refap), um grupo de varejistas investiu na aplicação da sua logomarca em um produto comercializado por eles. A inovação veio da Central Baiana de Supermercado (CBS), formada por 17 donos de mercadinhos. Eles acabam de lançar um feijão com marca própria.

A ideia foi inspirada nos grandes mercados, que já vêm adotando a prática de marca própria como estratégia de fortalecimento e divulgação da imagem. “Isso representa o resultado de todo um trabalho feito pela Conab, uma vez que os nossos técnicos auxiliaram esses comerciantes na criação dessa central desde o seu surgimento, em 2009”, explica o gerente do programa José Antônio da Costa.

A Refap é uma rede coordenada pela Conab que incentiva e auxilia grupos de varejistas a se organizarem em centrais de negócios e, assim, otimizarem a venda de seus produtos junto à comunidade. Técnicos da Companhia realizam uma série de visitas pelo estados, com o objetivo de explicar aos comerciantes das diferentes regiões as vantagens do associativismo. Nessas capacitações, os varejistas aprendem a desenvolver ações de marketing e publicidade para promover uma logomarca em comum, entre outras ações promocionais.

Além de consultoria técnica, a Conab também apóia os pequenos varejistas vendendo produtos da agricultura familiar a preços justos. Com esse suporte do governo federal, comerciantes adquirem melhores condições para concorrer com os grandes mercados da região, com produtos de qualidade a preços mais competitivos. A Refap surgiu como projeto piloto em 2004 e hoje conta com 400 varejistas cadastrados e filiados a uma das 19 Centrais de Negócios formadas ou em formação.

Fonte: Ministério da Agricultura