01 agosto, 2012

Haverá comida suficiente para toda a população mundial em 2050?

No 6th International Crop Science Congress, especialistas se reúnem em Bento Gonçalves (RS) para buscar soluções de como aumentar a produção de alimentos de forma sustentável.

Em 2050, o planeta poderá ter mais de 9 milhões de habitantes. Com a diminuição das reservas de combustível fóssil, os produtos agrícolas estão sendo cada vez mais utilizados como matéria-prima para a produção de energia, o que reduz o espaço do cultivo de alimentos para a população.

Nos últimos 60 anos, o desafio dos pesquisadores da área agrícola consiste em obter recursos do solo de maneira sustentável, respeitando as condições climáticas do planeta e os recursos naturais. O Brasil é líder em produção agrícola (primeiro produtor de etanol e segundo de soja, além de possuir uma das maiores áreas de plantio direto do mundo (cerca de 25 milhões de hectares). O país também destaca-se na utilização de técnicas de grande sucesso e recebe, pela primeira vez, o 6th International Crop Science Congress, em Bento Gonçalves, de 6 a 10 de agosto.

Na discussão, estarão presentes cientistas, pesquisadores e professores vindos da Alemanha, Argentina, Austrália, Canadá, China, Colômbia, Coréia do Sul, Estados Unidos, França, Holanda, Índia, Itália, México, Nigéria e do Brasil, na busca de encontrar formas eficientes de aumentar a produção agrícola sem impactar nos escassos recursos renováveis.

A palestra de abertura abordará a história Embrapa, empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, com Mauricio Lopes, especialista em genética de plantas e PhD em Biologia Molecular pela University of Arizona (EUA). O evento seguirá com a presença de outros especialistas renomados, como Suk-Ha Lee, presidente do International Crop Science Society , Schuyler S. Korban , professor de Genética Molecular e Biotecnologia da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, Chittaranjan Kole, Diretor de Pesquisa do Instituto de Pesquisa em Nutracêuticos na Clemson University, USA, e líder de Grupo do Consórcio Internacional de Culturas Genómicas resistentes às Alterações Climáticas (EUA), Usha Barwale Zehr, Diretora de Tecnologia do Maharashtra Hybrid Seeds Company Limited (Índia). Mais informações em: http://www.6icsc.com.br

Saiba Mais

A produção de soja será um dos assuntos mais discutidos nos Workshops: a soja é a cultura agrícola brasileira que mais cresceu nas últimas três décadas e corresponde a 49% da área plantada em grãos do país. O seu cultivo se tornou de importância fundamental para a balança comercial do Brasil.

O primeiro International Crop Science Congress foi realizado na cidade de Ames, localizada em Iowa (EUA). Em 1996, o evento teve sua sede na Índia; em 2000, na Alemanha; em 2004, na Austrália e em 2008, na Coréia do Sul. Dessa vez, o Congresso será realizado pela primeira vez na América Latina, na cidade de Bento Gonçalves (RS), no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (Fundaparque).

A agricultura foi tema de destaque na Cúpula do Rio +20. Durante um encontro que reuniu representantes do segmento e o Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, foram divulgados dados sobre o cultivo de alimentos no Brasil: de acordo com o pesquisador da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Elíbio Rech, a produção de grãos do país deve aumentar 51% até 2030. No entanto, como previsto por pesquisadores, a área de cultivo não deve ter um crescimento considerável.

Fonte: AGROLINK (http://www.agrolink.com.br)